Orientações para servidores

  • É essencial sempre rememorar a legislação e normas vigentes que se relacionem às suas atividades diretas ou outras atividades na UFPA, buscando sempre se fundamentar nessas referências em atendimentos realizados aos usuários ou nas tratativas com outros servidores.

  • O diálogo deve ser sempre o primeiro passo para solucionar questões de qualquer natureza no âmbito do setor ou fora dele e, caso não seja possível, o auxílio das chefias imediatas para mediação deve ser requerido como segundo passo para uma solução pacífica.

  • Quando há dúvidas sobre a interpretação da legislação ou normas relativas à carreira e recursos humanos, é possível consultar a Coordenadoria de Legislação e Orientação Normativa - CLON da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal - PROGEP. No caso de dúvidas sobre legislação e normas educacionais, é possível consultar a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - PROEG.

  • A Ouvidoria da UFPA não acompanha e-mails ou processos de outros setores que não se relacionem aos serviços prestados pela unidade ou ao tratamento de manifestações. Caso esteja ocorrendo alguma dificuldade nas relações interpessoais com outros servidores ou chefias, ou não esteja obtendo retorno satisfatório de serviços ou atendimentos requeridos, registre uma manifestação no sistema Fala.BR para que possamos mediar a situação junto à instância competente.

  • Caso receba uma manifestação para tratamento enviada pela Ouvidoria e tenha dúvida de como proceder, solicite orientação por meio de nosso contato de e-mail institucional. Lembre-se sempre de preservar o acesso às manifestações e seu teor restritos, buscando atuar com discrição junto a outros servidores quando for necessário à efetivação do atendimento da manifestação.

  • Seja bem específico(a) sobre o que deseja comunicar na sua manifestação para a Ouvidoria, para que possamos atender da melhor forma.

  • Os pedidos de acesso à informação, nos termos da Lei de Acesso à Informação, deverão ser enviados por meio do cadastro de manifestação do tipo ACESSO À INFORMAÇÃO, também disponível no Fala.BR.