Orientações para estudantes
É importante que os estudantes conheçam seus direitos e deveres no âmbito da UFPA. Por isso, recomendamos a leitura do Regulamento de Graduação, os Normativos da Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu, além do conteúdo do Plano Pedagógico de Curso que apresenta os objetivos, estruturação e práticas do curso, bem como o Calendário Acadêmico. O conhecimento desses documentos viabiliza a melhor compreensão dos serviços acadêmicos e evita a perda de prazos.
É fundamental verificar os planos de aula e de ensino de cada disciplina, bem como seus instrumentos avaliativos. Conheça os meios e prazos de aberturas de requerimentos de revisões de instrumentos avaliativos, notas e faltas junto a secretaria de sua Faculdade e ao Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos, em caso de ser necessário. Lembre-se, as solicitações são cadastradas via sistema de atendimento SAGITTA.
Ao se interessar em participar de qualquer processo seletivo (vestibular, assistência estudantil, bolsas, dentre outros) da UFPA, leia com atenção o edital publicado, sempre verificando os requisitos, prazos, documentos solicitados e canais de comunicação para esclarecer dúvidas.
Quando verificar que está tendo dificuldades de aprendizagem de um determinado conteúdo, busque agendar um atendimento com o docente responsável pela disciplina com brevidade e, em situação que não pode ser solucionada por meio de diálogo direto com o docente responsável por uma/pela disciplina, é importante entrar em contato com a coordenação de curso. Caso persista alguma dificuldade, entre em contato com a Coordenação Acadêmica do instituto, sempre buscando soluções pacíficas e à luz das normas vigentes. A indicação também é válida para atendimentos de setores administrativos da UFPA, podendo ser contatada a chefia, a coordenação ou a direção responsável.
No caso em que o diálogo se esgote nas instâncias mencionadas no item anterior, cadastre uma manifestação na Plataforma Fala.BR, detalhando a situação, instâncias acionadas e respostas obtidas, podendo anexar arquivos (se houver). Iremos analisar e encaminhar a manifestação à unidade ou instância responsável regimentalmente em tratá-la.
É importante que reclamações sobre o desenvolvimento das atividades de uma disciplina sejam, preferencialmente, tratadas durante seu desenvolvimento e não após sua conclusão, viabilizando que sejam adotadas medidas de aprimoramento ainda durante a execução do processo.
No caso de denúncias, estas deverão ser registradas exclusivamente na Plataforma Fala.BR, conforme já destacado. É importante se atentar se de fato o que deseja é registrar denúncia ou reclamação, pois são tipos distintos e, em algumas situações, geram dúvidas. Por exemplo:
Situações de assédio sexual e moral, conduta ética e outras que possuem o caráter de proteção da coletividade, são enquadradas como denúncia. Já em situações de serviço mal executado, não cumprimento de prazos, atendimento inadequado, falhas de comunicação entre docente e turma, disciplinas sem professor para ministrar, ou seja, casos de insatisfação serão enquadrados como reclamação.
Seja bem específico(a) sobre o que deseja comunicar na sua manifestação para a Ouvidoria, para que possamos atender da melhor forma.
Os pedidos de acesso à informação, nos termos da Lei de Acesso à Informação, deverão ser enviados por meio do cadastro de manifestação do tipo ACESSO À INFORMAÇÃO, também disponível no Fala.BR.