Como registrar uma manifestação

O sistema utilizado pela Ouvidoria da UFPA para o acolhimento das manifestações é o Fala.BR.

Para facilitar o contato com órgãos e entidades de todo o Governo Federal, a CGU desenvolveu o Fala.BR para recebimento e análise de manifestações da sociedade. Esta ferramenta funciona de forma integrada, pois permite escolher para qual órgão direcionar uma manifestação.

O(a) usuário(a) tem duas formas de cadastrar manifestação de ouvidoria no Fala.BR:

1) Caso já possua conta no Gov.BR (login único para o usuário ter acesso a todos os serviços públicos digitais em um só cadastro), pode utilizá-lo para  cadastrar  sua manifestação no Fala.BR. Se ainda não tiver cadastro no gov.br, será necessário fazê-lo e/ou;

2) Se já tiver login e senha no Fala.BR entrar com ele, caso ainda não tenha e desejar somente criar conta somente no Fala.BR, poderá fazê-lo clicando em cadastrar ou criar conta.

As manifestações do tipo denúncia podem ser registradas na Plataforma tanto de forma identificada, como de forma anônima. Caso o manifestante faça a opção por não se identificar, não obterá um número de protocolo e nem receberá uma resposta da Ouvidoria para a sua manifestação.

A Ouvidoria também trata os pedidos de acesso à informação que devem ser registrados pelos próprios usuários da mesma forma na Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação – Fala.BR.

 

ATENÇÃO: A Ouvidoria da UFPA não registra manifestações via e-mail, nem por telefone (estes canais de comunicação são usados exclusivamente para orientações e esclarecimentos eventuais sobre atendimento em ouvidoria).