O sistema utilizado pela Ouvidoria da UFPA para o acolhimento das manifestações é o Fala.BR.
Para facilitar o contato com órgãos e entidades de todo o Governo Federal, a CGU desenvolveu o Fala.BR para recebimento e análise de manifestações da sociedade. Esta ferramenta funciona de forma integrada, pois permite escolher para qual órgão direcionar uma manifestação.
Caso já possua conta no Gov.BR (login único para o usuário ter acesso a todos os serviços públicos digitais em um só cadastro), pode utilizá-lo para cadastrar sua manifestação no Fala.BR. Se ainda não tiver cadastro no Gov.BR, será necessário fazê-lo.
As manifestações do tipo denúncia podem ser registradas na Plataforma tanto de forma identificada, como de forma anônima. Caso o manifestante faça a opção por não se identificar, não obterá um número de protocolo e nem receberá uma resposta da Ouvidoria para a sua manifestação.
A Ouvidoria também trata os pedidos de acesso à informação que devem ser registrados pelos próprios usuários da mesma forma na Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação – Fala.BR.
ATENÇÃO: A Ouvidoria da UFPA não registra manifestações via e-mail, nem por telefone (estes canais de comunicação são usados exclusivamente para orientações e esclarecimentos eventuais sobre atendimento em ouvidoria).