As atribuições básicas do Sistema de Ouvidoria da UFPA são oito:

I - Receber demandas – reclamações, sugestões, consultas ou elogios – de qualquer origem, relativos a direitos e interesses individuais, coletivos e difusos;

II - Identificar as Unidades envolvidas nas demandas, articulando junto a estas, o encaminhamento das questões suscitadas pelo público;

III - Diligenciar junto às unidades envolvidas para que seja esclarecido o assunto e corrigidas as falhas, quando for o caso;

IV - Prestar ao público as informações solicitadas , com auxílio das unidades envolvidas no assunto, observando os limites de sua competência e legislação pertinente;

V - Registrar todas as solicitações encaminhadas à Ouvidoria e as respostas oferecidas aos usuários, mantendo atualizadas as informações e estatísticas referentes às atividades do setor;

VI - Sugerir medidas de aperfeiçoamento da organização às instâncias administrativas e acadêmicas e do funcionamento da Instituição;

VII - Promover palestras, encontros e seminários referentes a temas da Ouvidoria e de interesse da UFPA;

VIII - Realizar outras tarefas similares que lhe forem atribuídas pela Reitoria.